1. Este sitio usa cookies. Al continuar usando este sitio, estás aceptando nuestro uso de cookies. Más información.

Regulamentação aplicável em Moçambique?

Discusión en 'Fórum em português' iniciada por Josan, 19/10/2009.

1. Josan

Josan Veterano

Buenas tardes lfbb. Siento no poder escribir en portugues, pero ni lo leo ni lo escribo.

Te pregunto, por recomendación de Castelar, para saber si las normas portuguesas son de aplicación a Mozambique; y si lo son, donde podría descargarlas.

Saludos

2. castelar

castelar VIP

A verdade é que eu também estou interessado, e comentando sobre Macau e adaptação das regras de RSA.
    Obrigado lfbb.

3. lfbb

lfbb Sénior

Olá, castelar

Ainda não recebi resposta da Ordem dos Engenheiros de Moçambique e, por isso, não respondi ao Josan. No entanto, consegui saber, através de um estudo que encontrei na Internet que, relativamente ao cálculo sísmico, simplesmente não era feito até 2006. Deixo aqui uma parte desse documento:

"É assumido que em Moçambique a actividade sísmica é extremamente reduzida, tanto que por norma se considera inexistente. Como tal, no dimensionamento de estruturas, não se entra em consideração com acções sísmicas. Não existe regulamentação para prever tal dimensionamento, ou a quantificação deste tipo de acções. E, a nível das instituições de ensino superior em Engenharia Civil, o assunto é abordado marginalmente, quando não é ignorado de todo.

Porém, como foi demonstrado ao longo do ano passado, a possibilidade de ocorrência de sismos em Moçambique é real. Desde Fevereiro de 2006 verificaram-se cerca de 80 abalos sísmicos concentrados todos na província de Manica numa zona a, sensivelmente, 200 km do Chimoio e da Beira, e a 500 km de Maputo. O pico desta actividade sísmica deu-se com o sismo de magnitude 7,0 a 23 de Fevereiro de 2006.

A ocorrência destes sismos teve consequências humanas e materiais, com a perda de vidas humanas e destruição de um considerável número de edifícios, e serviu também como uma chamada de atenção para os responsáveis do sector da construção em Moçambique. A gravidade da situação pode ser entendida tendo em conta que muitas estruturas projectadas antes, e durante, a década de 1970 (período colonial) foram construídas sem as actuais disposições regulamentares (em vigor por exemplo em Portugal) no que refere aos requisitos para o bom desempenho sísmico. E que, ainda hoje, o dimensionamento estrutural em Moçambique é feito sem a consideração da acção sísmica".

Já se passaram dois anos desde o último grande sismo, o que me leva a pensar que as autoridades moçambicanas já devem ter tomado providências no que toca à produção de legislação relacionada com o projecto de estruturas de betão armado, nomeadamente no que diz respeito à acção sísmica (pelo menos era de esperar que o tivessem feito). Como já disse atrás, não tenho a certeza que o tenham feito, pelo que a resposta da OE de Moçambique seria de grande interesse. Aguardemos.

Quanto a Macau, podes encontrar o REBAP e o RSA locais na seguinte página:
    http://pt.io.gov.mo/Editions/record/911.aspx

Cumprimentos,

Luís Baptista

4. Josan

Josan Veterano

Obrigado lfbb!!

Y este dominio del portugues?? Castelar??? sorprendente!!!:D

5. castelar

castelar VIP

Muito obrigado lfbb!!!

6. castelar

castelar VIP

Josan, Google faz maravilhas, e eu lido com alguma frequência em Português de textos técnicos.

É também uma linguagem que eu gosto de ouvi-lo e lê-lo.

7. jcidon

jcidon Moderador Miembro del personal

Epa! Esquecei o assunto, eu ainda não perguntei ao MOPH os regulamentos que temos aqui em Moçambique!
    Vou tentar de obter os documentos para depois carregar-los no site do JJ.

Tchau!

8. jcidon

Eu acho que a nova legislação "está a vir"... :p

9. jcidon

Olá, tenho vindo a investigar a questão da legislação.

Pelo que eu entendi, não há regulamentação específico para Moçambique.
    Então, os arquitectos e engenheiros estão a observar os regulamentos de Portugal ou África do Sul.

O que se recomenda é investigar se a área onde pretende-se construir, está em uma área de risco a cheias o ventos fortes (muito comuns em Moçambique, mais agora com as mudancas climaticas).

Aqui tem o mapa geral de zonas de risco:

10. sisifo

sisifo Maestro

No puedo verlo, pero si copio la dirección y la pongo en el explorador sí que me sale.

Por cierto, ¿de donde lo has sacado?. ¿Es un mapa de riesgo oficial, o se utiliza a falta de otra cosa?.

11. jcidon

Caro Sisifo, aqui tem os mapas oficiais do risco.

Mapa de risco de cheias:

Ciclones tropicais:

Eu ainda não tenho o mapa de terremotos, mas estou em procura dele.

12. jcidon

Aqui está o mapa de risco sísmico em Moçambique

13. cadtfoi

cadtfoi Novel

sugeria uma consulta á ordem dos engenheiros de Portugal, ou engenheiros Portugueses que estivessem lá até 1974 , para SAber quais os decretos (betão e acções) que estariam em vigor antes de 1974 em Moçambique, e depois ir ao dre.pt consultá-los que devem lá estar, actualmente não devem de ser ainda muito diferentes.
    No entanto em Portugal em 1983, com a publicação do RSA, nomeadamente em relação ás forças sismicas, houve grandes alterações.

no entanto aqui teem um estudo sobre a sismicidade em moçambique, tese de mestrado apresentada na FEUP, por um eng civil formado na U Eduarde Mondlhane em Moçambique
    http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/12669/2/Resumo.pdf

Compartir esta página